Damos dicas de como fazer um pitch vencedor

No universo das startups, há um termo que faz parte do nosso dia a dia e que conquistou lugar de destaque: o pitch. E, então, o que é um pitch? Para que serve? E quais os truques para construir um pitch vencedor? Vamos por partes.

 

O pitch

Um pitch é uma breve apresentação, clara e concisa, de uma empresa ou de um projeto inovador de um empreendedor ou equipa de empreendedores.

 

O público-alvo

Potenciais investidores ou futuros parceiros, que tanto podem ser empresas como pessoas a título individual.

 

Não há uma fórmula milagrosa para um pitch de sucesso, mas existem algumas dicas que podem ajudar a chegar mais perto de vencer:

– Queremos cativar a nossa audiência. É fundamental ser capaz de gerar empatia, criar um laço emocional com quem nos ouve, mostrar confiança no que se está a apresentar. Acima de tudo, surpreendê-los!;

– O discurso deve ser claro, sem floreados de linguagem, mas apelativo. Nada de muito monótono ou demorado, ou a nossa plateia vai perder o interesse;

– A prática faz a perfeição. Aqui, o segredo é praticar, praticar e continuar a praticar. É fundamental ter as ideias bem presentes, saber explicá-las durante a apresentação;

– A par do discurso temos o powerpoint com a apresentação, que não deve ser descurado. Imagem clean, que pode ter números e gráficos que complementam a oralidade, tornando a apresentação apelativa e causando impacto;

– É essencial saber identificar os pontos fortes do projeto, as suas mais-valias caso já exista algo semelhante no mercado;

– O nosso público não nos vai facilitar a vida, por isso há que estar preparado para as dúvidas que vão surgir, para a possível refutação de ideias – antecipar as perguntas e preparar as respostas.